O Museu Nacional em julho de 2021
Data
2021









Como um álbum de família, em que se folheiam as páginas demoradamente, imagens produzidas pelo olhar autoral de diferentes fotógrafos fluem cronologicamente. Apresentar assim o tempo é uma das formas de construção de memória, situando cada feição arquitetônica, que instiga a meditar sobre permanências e transformações.
Gestos fotográficos realizados durante o isolamento social, em 2021, as séries autorais são fruto de encontros dos participantes, arquitetos e urbanistas, com arquiteturas de valor histórico, artístico e simbólico da UFRJ. Capazes de sensibilizar sobre os sentidos destes lugares, as imagens perseguem indícios de presença, evocam fantasmagorias e abrem questionamentos sobre a preservação dos mesmos enquanto espaços vividos.
A partir da matéria das imagens de Álbuns e Ensaios são montadas tramas anacrônicas, mapas constituídos via memória e imaginação que permitem percorrer os espaços da Universidade de modos outros. As imagens se relacionam por distância e tamanho, partindo de temas instigantes. Afinidades (insuspeitas), tensões e choques abrem e complexificam, entre tempos, o campo dos significados deste patrimônio, suscitando reflexões.
Este sítio de memória - Atlas.Memória.UFRJ - é um mediador, ação de educação patrimonial que visa à sensibilização e reflexão, além de convite para produzir Sua montagem de modo participativo. A construção de memória de nossa instituição pode se fazer, a cada jogada, tomando uma configuração diferente a partir de propostas de aproximações e intervalos, de afinidades e choques entre imagens. Daí emergem, declarados por nós mesmos, significados dos lugares.
Data
2021